A COVID-19 não é apenas uma gripezinha! Lembraremos disso?

Por Daniel Fernandes, Departamento de Farmacologia UFSC

Logo no início da pandemia, ficou claro que a COVID-19 deixa marcas! Várias pessoas infectadas pelo vírus SARS-CoV-2, mesmo as que não foram hospitalizadas, apresentam sequelas a médio e longo prazo que impactam a saúde, como, por exemplo, fraqueza e cansaço. 

E as sequelas vão muito além de problemas pulmonares que foram a grande preocupação inicial. Inclusive, já abordamos aqui as sequelas cardíacas causadas pela COVID-19 (Nosso coração será o mesmo após a COVID-19?)

Agora o Cientistas da Universidade de Oxford Descobriram Que a COVID-19 pode afetar o nosso cérebro!  

“Coronavírus pode viajar para seu cérebro através de seu nariz” – animação por @design_cells no Instagram.

Os pesquisadores tiraram proveito de um banco de dados biomédico de grande escala, que reúne informações de saúde de aproximadamente meio milhão de pessoas no Reino Unido (www.ukbiobank.ac.uk). Logo depois do início da pandemia, em 2020, os pesquisadores convidaram participantes que já tinham realizado um exame de ressonância magnética (exame de alta precisão e qualidade no detalhamento das imagens do corpo) antes do início da pandemia, para que voltassem ao laboratório para repetir o exame.

Com esta estratégia, eles conseguiram avaliar as imagens (antes e depois) de 785 pessoas com idade entre 51 e 81 anos. Destes, 401 testaram positivo para COVID-19 no período entre as duas sessões de exame. Os 384 indivíduos restantes não foram infectados e serviram como controle. O grupo de pessoas que testou positivo para COVID-19 apresentou uma maior perda de substância cinzenta em áreas do cérebro associadas ao paladar e olfato. Os cientistas demostraram também que estas pessoas que foram infectadas pelo vírus apresentavam um maior dano tecidual em áreas conectadas ao córtex olfativo primário, outra área relacionada ao olfato. Análises do cérebro inteiro confirmaram esses resultados e mostraram uma atrofia difusa em outras regiões do cérebro.

Diferenças longitudinais na espessura da massa cinzenta e alterações médias de difusividade.

Os autores da pesquisa se mostraram bastante surpresos, pois a maioria das pessoas infectadas experimentou sintomas leves a moderados de COVID-19. E, mesmo quando os autores excluíram das análises os pacientes que necessitaram hospitalizações (15 pacientes), os resultados não mudaram. Além disso, os Cientistas Descobriram Que os indivíduos infectados pelo vírus também tiveram pior desempenho em alguns testes de raciocínio quando comparados aos que não haviam sido infectados. 

Um outro dado importante é que 11 voluntários desenvolveram pneumonia que não foi relacionada com a COVID-19 entre as sessões de imagem e não tiveram alterações cerebrais. Isso pode indicar que as descobertas do estudo são específicas da infecção por SARS-CoV-2 e não de qualquer infecção respiratória.

Embora muito interessante, estudos como estes têm suas limitações. Por exemplo, os participantes podem ter sido classificados erroneamente, devido a testes de COVID-19 falso-positivos no grupo considerado como infectado e falso-negativo no grupo controle. Outro ponto é que os exames foram realizados quando o vírus original e a variante alfa eram predominantes e não é possível saber se as mesmas alterações são observadas com as demais variantes, como a ômicron e a delta. Além disso, ainda não está claro qual é o impacto clínico destas alterações cerebrais nem os mecanismos envolvidos neste processo. 

De qualquer forma, queixas sobre perda de memória e dificuldades de concentração são relatadas a todo momento por pessoas que foram infectadas pelo SARS-CoV-2.

Mas por ora só nos resta torcer para que não esqueçamos de tudo o que vivemos para que no futuro possamos evitar os erros de estratégias cometidos no combate à pandemia. 

Para saber mais:

  1. SARS-CoV-2 is associated with changes in brain structure in UK Biobank

Um comentário sobre “A COVID-19 não é apenas uma gripezinha! Lembraremos disso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s