O " Cientistas descobriram que…" descreverá alguns dos principais achados científicos atuais numa linguagem simples. Nossos textos são escritos e revisados por pesquisadores que atuam em diversas áreas do conhecimento.
Por Kelmer Martins da Cunha & Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos, Dpto. de Botânica, UFSC
E aí caro leitor, você sabia que existem espécies de fungos que podem deixar de existir nas próximas décadas? Pois é, hoje iremos falar sobre como os fungos também estão ameaçados e que as ameaças são praticamente as mesmas que colocam em risco os animais e as plantas.
Por Michelle T. Biz. Dpto. de Ciências Morfológicas, UFSC
Embora a cárie seja a doença mais conhecida do dente, esta não é a única a acometê-lo. A doença do periodonto (doença periodontal) também pode levar à perda de um dente por lesão dos tecidos de sustentação.
A palavra periodonto vem do latim e refere-se aos tecidos que estão ao redor do dente (perio, ao redor; odonto, dente) e estes garantem uma boa implantação e sustentação do dente no osso da maxila e mandíbula, sendo eles: o cemento, o ligamento periodontal e o osso alveolar. Quando ocorre uma inflamação/infecção com lesão destes tecidos, o dente pode perder sustentação. Hoje em dia, os tratamentos instituídos conseguem estacionar a progressão da doença periodontal, mas ainda não há um tratamento efetivo para a recuperação/regeneração destes tecidos, principalmente quando as perdas são mais extensas e complexas.