Por Daniel Fernandes e Gabrielle Delfrate – Departamento de Farmacologia – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Alguns tipos de bactérias podem induzir graves infecções. Mas você já deve ter ouvido falar que existem vários microrganismos coabitando o nosso corpo. Hoje sabemos que essa microbiota têm um papel fundamental na nossa saúde, inclusive prevenindo infecções. É como se as bactérias “boas” competissem com as “más” por espaço e alimento. Logo, desequilíbrios na microbiota intestinal, causado por exemplo pelo uso indevido de antibióticos, têm sido associados com o desenvolvimento de várias doenças. Já sabemos, por exemplo, que o uso de antibióticos pode afetar a saúde das mães e dos bebês. Mas você sabia que os pais também têm um papel importante nisso?
Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores alteraram as bactérias do intestino de camundongos que seriam pais, usando medicamentos como antibióticos ou laxantes. Então os cientistas descobriram que, quando o intestino do pai estava com as bactérias alteradas, os espermatozoides destes pais geravam alterações na placenta do feto. A placenta é uma parte importante que cresce durante a gravidez e ajuda o bebê a se desenvolver. Por causa dessas mudanças, os filhotes nasceram abaixo do peso e tiveram mais risco de morte prematura, comparados com os filhotes de pais que tinham as bactérias do intestino normais. Portanto, os impactos nos filhotes são transmitidos pelo efeito do espermatozoide do pai na placenta, e não pelas bactérias propriamente ditas.
Os cientistas foram além e demonstraram que a mudança na microbiota induz pequenas alterações no material genético paterno, porém sem interferir na sequência do DNA. Essas alterações são chamadas de epigenéticas, e embora pequenas, são capazes de afetar o sistema reprodutivo masculino. A boa notícia é que, quando as bactérias do intestino do pai voltaram ao normal depois de oito semanas, os filhotes que nasceram a seguir eram saudáveis de novo. Isso mostra que os problemas causados pelas bactérias alteradas são transitórios, não duram para sempre.
Agora a grande curiosidade é saber quanto tempo as bactérias do nosso intestino levam para voltar ao normal depois que tomamos antibióticos e como isso impacta na fertilidade masculina. Se o que aconteceu com os camundongos valer também para os humanos, essas informações podem ajudar os casais sobre a melhor hora de tentar ter um bebê, para que o filho possa nascer com muita saúde!
Para saber mais:
