Por Michelle Tillmann Biz – Departamento de Ciências Morfológicas – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
O cemento é um dos tecidos que compõem o dente, cobrindo a superfície externa da raiz dental. É composto de tecido mineralizado que possui pouca remodelação, mas que apresenta uma deposição contínua em camadas, formando linhas intercaladas que demarcam a deposição do cemento ao longo da vida do indivíduo. Sendo assim, poder-se-ia pensar em utilizar este parâmetro de deposição de cemento como padrão para a previsão da idade de um indivíduo, informação esta que poderia compor os dados de análise na ciência forense (ciência que investiga dados de determinado indivíduo a partir de amostras deste, como partes do corpo, neste caso, o dente, buscando identificá-lo).
Historicamente, o método de avaliar as camadas intermitentes de cemento depositadas é utilizado por cientistas para mamíferos terrestres e aquáticos. Para isso é necessária uma análise histológica do dente em questão, de forma padronizada para ser avaliado em microscópio. Com ajuda do microscópio, imagens em maior aumento são obtidas de tal forma que a espessura de cemento pode ser analisada. Esta análise é feita desde a margem de junção com a dentina (tecido mais interno da raiz do dente) até a superfície externa do dente. Na sequência, os valores são inseridos em uma equação de regressão linear que permite a estimativa da idade.
Buscando a aplicabilidade deste método em seres humanos, pesquisadores utilizaram uma metodologia chamada de revisão sistemática para analisar as principais publicações a respeito do assunto, tentando investigar se realmente este método poderia ser validado para uso na ciência forense. Uma revisão sistemática é um tipo de pesquisa científica que tem como objetivo responder a uma questão específica (neste caso se a espessura do cemento pode ser utilizada como padrão para prever a idade de um indivíduo), utilizando uma metodologia rigorosa e transparente para identificar, selecionar, avaliar e sintetizar a evidência existente sobre um determinado tema.
Para isso investigaram a vasta literatura sobre o assunto, iniciando com um total de 527 artigos científicos. Destes, uma criteriosa seleta de artigos (retirando os repetidos e aqueles cuja metodologia era muito discrepante do método a ser estudado) foi realizada, resultando em sete artigos científicos. Após a seleta dos artigos estes foram sistematicamente analisados com relação à metodologia desempenhada, analise dos resultados e discussão dos fatos encontrados.
Ao avaliar os estudos incluídos nesta revisão sistemática, observou-se que os mesmos apresentaram divergências quanto ao protocolo adotado na análise metodológica. Fatores como o corte analisado (se longitudinal ou transversal), a condição do dente avaliado (se proveniente de extração por conta de doença ou não), a não separação das amostras por sexo (se feminino ou masculino), a posição de análise da espessura do cemento (em que altura da raiz esta análise ocorreu) são alguns dos fatores que demonstraram divergências entre os estudos. Entretanto, no geral, os resultados apresentados nesta revisão sistemática, bem como na meta-análise, demonstraram que a espessura do cemento dentário pode ser um marcador de idade potencial para uso na estimativa de idade forense.
No entanto, os pesquisadores ressaltam que é importante realizar estudos adicionais para elucidar de forma mais decisiva a confiabilidade e a aplicabilidade do método. Além disso, a realização de pesquisas utilizando um protocolo padronizado pode aprimorar sua aplicação prática, visto que esta revisão sistemática destaca a ocorrência de discrepâncias metodológicas entre os estudos publicados. Idealmente, os pesquisadores sugerem que novos estudos primários devem avaliar o desempenho do método em dentes saudáveis extraídos de indivíduos falecidos com idade conhecida. Assim poder-se-ia, pelo cálculo estimativo da idade via espessura do cemento, contrapor com a idade do indivíduo, chegando a um consenso que poderia fundamentar seu uso em casos reais na ciência forense.
Para saber mais:
Applicability of tooth cementum thickness as an age marker: systematic review and meta-analysis

