A Odontologia brasileira é uma das melhores do mundo!

Por Filipe Modolo – Dpto. de Patologia, UFSC

A Odontologia do Brasil está entre as melhores do mundo. Essa afirmação, apesar de verdadeira, parece contraditória, pois nossas condições gerais de educação e saúde encontram-se em um nível bastante baixo. Como isso pode acontecer? Qual seria a origem de tanta contradição?

Infelizmente não existe uma explicação definitiva, mas alguns fatores parecem ser bastante importantes. Analisando a parte positiva desse quadro, um fator essencial é o nível de excelência dos nossos cursos de Odontologia, principalmente nas universidades públicas. Diversos rankings, baseados em diferentes parâmetros como, por exemplo, número de publicações de artigos científicos e número de citações dessas publicações (medida de impacto dos seus resultados na ciência) entre outros, são feitos periodicamente por diversas instituições.

No ranking da CWUR (Center for World University Rankings), baseado principalmente no número de artigos de qualidade publicados nos últimos 10 anos, o Curso de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) foi avaliado como o melhor curso de Odontologia do mundo, o Curso de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) ficou em quarto lugar e o da UNICAMP (Universidade de Campinas) em quinto. ISSO SIGNIFICA QUE TEMOS 3 DOS 5 MELHORES CURSOS DE ODONTOLOGIA DO MUNDO! Em nenhuma outra área profissional o Brasil tem uma avaliação tão boa. Veja os resultados completos, clicando aqui e na figura abaixo:

Já no Ranking “QS World University Rankings”, baseado no impacto científico das publicações e na reputação do curso junto aos alunos e futuros empregadores, apesar da Odontologia brasileira não estar no topo, ainda aparecemos muito bem colocados, com o curso da USP em 15o lugar, o da UNICAMP em 31o lugar e o da UNESP em 37o lugar. Veja a tabela completa clicando aqui.

Aliado à excelência no ensino, alguns outros fatores contribuem bastante para o desenvolvimento da Odontologia brasileira. O primeiro deles é que a nossa Odontologia moderna resulta de uma combinação da Odontologia praticada na Europa (predominantemente funcional) e nos Estados Unidos (altamente estética), agregando os benefícios de ambas. O segundo é que o sorriso é um componente social muito forte em nosso cultura. O brasileiro, em geral, sorri bastante. Nós costumamos pedir as coisas sorrindo, pedir desculpas sorrindo, pedir licença sorrindo, nós sorrimos quando tudo vai bem e também sorrimos quando a coisa não vai tão bem… Enfim, o povo brasileiro é risonho por natureza. E o sorriso, além de ser o cartão de visita de uma pessoa, mostra muito da higiene e da saúde dessa pessoa: se seu sorriso está bem cuidado, provavelmente o resto também estará…

O terceiro fator é a exigência por tratamentos com resultados funcionais e estéticos adequados em todas as nossas classes sociais (das classes mais carentes às mais abastadas). Tal fato exerceria uma grande pressão sobre os dentistas, que sempre necessitam buscar meios de alcançar alta qualidade com custo razoável, ou seja, sempre se adaptando às diversas demandas. Finalmente, como o Brasil apresenta uma taxa de dentistas por habitantes muito acima do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e o maior número de dentistas do mundo, a concorrência entre os profissionais também exerce uma grande pressão sobre a qualidade dos serviços oferecidos.

Tal realidade é atestada pelo fortalecimento do turismo odontológico no Brasil, um país reconhecido como um destino certo para pacientes estrangeiros que necessitam de tratamento odontológico de boa qualidade com custo acessível.

Até o momento que este texto foi redigido, parece que a saúde bucal do brasileiro acompanha a excelência da formação e exercício da Odontologia… Porém a realidade é bem diferente e as perguntas que não querem calar são: porque, mesmo tendo uma Odontologia tão avançada, a maioria da população tem baixo acesso aos tratamentos dentários e saúde bucal precária? Porque mais de 10% dos brasileiros jamais consultou um dentista?

Uma das explicações plausíveis seria a tendência à segmentação profissional que vem se acentuando em nosso país: de um lado temos uma Odontologia altamente complexa, com técnicas e materiais extremamente modernos e caros, que atende a uma pequena parcela da população; do outro lado uma Odontologia em que a habilidade e a capacidade de adaptação do profissional são a base do trabalho, pois há sérias limitações financeiras relativas aos materiais e técnicas de maior qualidade/custo e que atende a maior parcela da população. Essa dicotomia está tão forte no exercício da Odontologia que dificilmente o mesmo Cirurgião Dentista consegue trabalhar em ambos os segmentos, normalmente o profissional fica restrito a um deles.

Infelizmente a Odontologia no SUS (Sistema Único de Saúde), que atende a maior parte dos brasileiros, encontra-se inserida no segundo modelo, onde a capacidade/habilidade profissional supera a disponibilidade de estrutura, materiais e técnicas modernas e dispendiosas para chegar a bons resultados. As limitações estruturais foram muito acentuadas nos últimos anos e isso está refletindo diretamente no aumento da dificuldade de acesso ao atendimento, com consequente falta de melhora na saúde bucal do brasileiro.

Infelizmente, enquanto não houver a universalização do acesso da população à uma Odontologia moderna, de alta qualidade, com materiais e técnicas de ponta dentro do SUS, continuaremos sendo excelentes na formação dos nossos Cirurgiões Dentistas, mas isso renderá poucos frutos na realidade de nossa população.

Fontes:

3 comentários sobre “A Odontologia brasileira é uma das melhores do mundo!

  1. Pingback: A Odontologia brasileira é uma das melhores do mundo! – Dr Pedro Ivo Duque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s