Autofagia e esmalte dos dentes: Defeitos podem ser causados por estresse nutricional no ameloblastos

Por  Michelle T. Biz. Dpto. de Ciências Morfológicas, UFSC

Recentemente, Cientistas Descobriram Que a ausência de autofagia pode levar à condição de amelogênese imperfeita. Mas o que é autofagia?

A autofagia é o processo fisiológico básico responsável por eliminar da célula possíveis proteínas ou componentes celulares danificados ou desnecessários. Também é um mecanismo da célula para prover nutrientes em momentos em que estiver passando por condições de provação ou estresse, funcionando como um mecanismo de sobrevivência celular.

Continuar lendo

Ciência da vida da gente: como cientistas descobriram que exercícios físicos combatem a obesidade

Por Alessandra Melo de Aguiar – Instituto Carlos Chagas, Fiocruz.

Caros leitores, é com alegria que eu escrevo o meu primeiro texto para o Cientistas descobriram que… No artigo de hoje, vou falar de uma descoberta que pode trazer explicações científicas para o uso da atividade física no combate à obesidade. Cientistas descobriram que os exercícios físicos estimulam a produção de uma substância que reduz o apetite e a obesidade. A pesquisa de Veronica L. Li e colaboradores (2023) foi publicada online no dia 15/06/22 na conceituada revista Nature e, até a presente data, já teve cerca de 69 citações em revistas científicas, o que indica que o artigo serviu de base para novas pesquisas e novos achados científicos!

A prática de exercícios físicos regulares é tão importante para a saúde que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos semanais de atividade aeróbica moderada a vigorosa para os adultos (OPAS, 2020). 

A OMS também indica que a prática de atividade física regular é de extrema importância para prevenir e controlar várias doenças, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, além de reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro (OPAS, 2020). Contudo, as substâncias produzidas no organismo e seus mecanismos de ação, responsáveis por mediar os benefícios da atividade física, não são totalmente conhecidos. 

Continuar lendo